Como usar CDN com Cloudflare

Passo 1

Você seleciona um provedor de CDN e se inscreve no serviço. Geralmente, a cobrança é feita mensalmente ou de acordo com o uso de dados. A maioria dos provedores tem uma calculadora para estimar os custos.

Passo 2

Você usa um plugin gratuito como o CDN Enabler  ou o WP Rocket  para integrá-la. Esses plugins automaticamente conectam seus assets à CDN. Não é necessário que você faça qualquer trabalho para que seu conteúdo seja colocado na CDN.

Passo 3

Quando as pessoas visitarem seu site, agora ele estará carregando o conteúdo do seu site WordPress a partir de CDNs diferentes ao redor do mundo. Então para aqueles visitantes da Europa visitando seu site localizado no Iowa, EUA, seu conteúdo agora está sendo carregado a partir de um POP na Europa. Como elas fazem isso? As CDNs geralmente usam dois tipos diferentes de tecnologias para rotear os usuários para a localização correta, que são o IP Anycast ­+ roteamento por geolocalização. Elas podem detectar automaticamente de onde as solicitações de usuários vêm e fazem o roteamento das solicitações para os POPs mais próximos.

Ainda é importante, no entanto, escolher uma localização estratégica do servidor para sua hospedagem WordPress. Porque mesmo que a CDN ajude a distribuir suas mídias e conteúdo, uma única solicitação ainda precisa ser feita para o provedor de hospedagem quando seu site é carregado.

Provedores Populares de CDN

Existem muitos ótimos provedores de CDN por aí para escolher. Muitos deles têm versões de teste gratuitas, então recomendamos testar alguns deles para ver qual funciona melhor com seu site.

 

Cloudflare

Cloudflare oferece duas opções. Você pode usar a CDN e a proteção da empresa (que aceleram e protegem seus sites) ou utilizar apenas seu DNS. A maioria dos clientes prefere a primeira opção, pois se beneficiam de tudo que Cloudflare tem a oferecer. Para garantir que os domínios sejam habilitados, certifique-se de que a nuvem apareça na cor laranja. Se você tiver registros adicionais como e-mails (registros MX), eles devem estar fora do Cloudflare (nuvem cinza).

Credenciais API no plugin Cloudflare para WordPress

Na aba “Home” você pode aplicar as configurações padrão ou fazer alterações de acordo com suas preferências.

Configurações padrão do plugin Cloudflare

Na aba de “Configurações”, você pode habilitar a otimização de imagens (se possuir o plano Pro), ativar o modo para desenvolvedor, alterar o nível de segurança e habilitar reescritas automáticas de HTTPS.

Problemas Comuns com Cloudflare

Um erro muito comum que os usuários encontram quando tentam instalar o Cloudflare eu seu site WordPress é o “ERR_TOO_MANY_REDIRECTS” no Google Chrome ou “A página não está redirecionando corretamente” no Mozilla Firefox.

Erro comum do Flexible SSL com Cloudflare

Isso ocorre por já ter um SSL configurado em seu servidor web e ter a opção de Flexible SSL habilitada com Cloudflare. Se você já possui um certificado SSL junto à sua hospedagem (Kinsta), deverá alterar o modo SSL para completo.

Definir o nível de criptografia do Cloudflare como completo

Como Limpar o Cache do Cloudflare

Tendo problemas? Haverá momentos em que você precisará limpar o cache do Cloudflare. Existem 2 maneiras fáceis de fazer isso.

Opção 1 – Limpar o Cache do Cloudflare no WordPress Plugin

Se você tiver o plugin Cloudflare WordPress instalado, poderá limpar o cache em “Configurações → Cloudflare”.

Limpar o cache do Cloudflare no plugin WordPress

Opção 2 – Limpar o Cache do Cloudflare no Painel de Controle

Sua outra opção é limpar o cache do Cloudflare em seu painel de controle. Para fazer isso, clique na guia “Cache” e em seguida, “Limpar tudo”.

Compartilhe:

Posts Relacionados