Kotler apresenta o Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital

0-da1e918f29291d8640feab8b2cc74b7c_big

Nova publicação, co-escrita por Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, ajuda a compreender os novos hábitos dos consumidores e mostra como os gestores devem agir para impactá-los

Com cinco milhões de cópias vendidas em mais de 40 países, o autor Philip Kotler é considerado um dos principais nomes do marketing atual. Suas teorias são estudadas por universidades e utilizadas por empresas do mundo inteiro. Em parceria com os autores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler acaba de lançar um novo livro que pretende ser o novo manual para a próxima geração do marketing. “Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital” fala sobre o mundo cada vez mais conectado e as mudanças que isso traz para o cenário consumidor.

Este livro comprova mais uma vez por que Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

“O consumidor de hoje tem menos tempo e atenção para dar à sua marca – e ele está cercado de alternativas a cada passo do caminho. Você precisa se destacar, ganhar sua atenção e entregar a mensagem que ele deseja escutar”, afirma o livro.

O livro explica os turnos de três energias que estão moldando o nosso mundo (as mudanças para uma paisagem de negócios mais horizontal, inclusiva e social) e explica como conectividade mudou fundamentalmente vidas humanas e como conectividade é o mais importante divisor de águas na história do marketing.

Não são apenas as regras que mudaram, são os próprios clientes. Marketing 4.0 fornece uma estrutura sólida baseada em uma visão do mundo real do consumidor como são hoje, e como eles serão amanhã. Mas não podemos nos esquecer que o futuro é agora.